FAQ
Dúvidas Frequentes
Preparamos esse espaço para esclarecer algumas dúvidas;
O transporte da Nutrição Parenteral (NP) deve ser realizado em recipiente térmico exclusivo, de modo a garantir que a temperatura da NP se mantenha na faixa de 2º C a 20º C durante o tempo do transporte. (Portaria 272/98 SVS/MS). No ato do recebimento deve ser verificado se temperatura se apresenta nesta faixa de valores.
A Nutrição Parenteral deve ser armazenada sob refrigeração (2-8°C) em geladeira exclusiva para medicamentos imediatamente após o seu preparo. (Portaria 272/98 SVS/MS).
A formulação de Nutrição Parenteral deve ser retirada da geladeira com antecedência necessária para que a mesma atinja a temperatura ambiente, recomendada para a sua administração (Portaria 272/98 SVS/MS). O tempo necessário para a nutrição parenteral atingir a temperatura ambiente é variável e deve considerar alguns fatores como volume da formulação e temperatura local, geralmente o período de uma hora é suficiente.
Em hipótese alguma as formulações de nutrição parenteral podem ser aquecidas, (banho maria, incubadoras, micro-ondas e outros), sob risco de degradação, desestabilização da formulação bem como da formação de compostos indesejáveis!
Toda nutrição parenteral deve apresentar em seu rótulo as seguintes informações: nome do paciente, n.º do leito e registro hospitalar, composição qualitativa e quantitativa de todos os componentes, osmolaridade, volume total, velocidade da infusão, via de acesso, data e hora da manipulação, prazo de validade, número sequencial de controle e condições de temperatura para conservação e transporte, nome e CRF do farmacêutico responsável. (Portaria 272/98 SVS/MS).
Antes da administração, toda a bolsa de nutrição parenteral deve ser visualmente inspecionada. Toda a bolsa de nutrição parenteral deve se apresentar homogênea. As formulações que contém lipídeos são caracteristicamente brancas podendo se apresentar amareladas quando da adição de vitaminas. As formulações que não contém lipídeos sõ transparentes, cristalinas podendo ter coloração amarelada quando apresentarem em sua composição adição vitaminas. Além dos aspectos físico-químicos, todas as informações do rotulo devem ser rigorosamente conferidas (ex. nome do paciente, composição, osmolaridade, volume, taxa de infusão, etc.).
Conferir data e hora da manipulação e prazo de validade.
Antes de proceder a conexão do equipo á bolsa de nutrição parenteral, deve-se proceder a lavagem de mãos conforme técnica asséptica.
Uma bancada limpa e higienizada deve ser reservada.
A bolsa de nutrição parenteral deve ser disposta da bancada previamente higienizada de modo a ficar na posição horizontal. Seguindo técnica asséptica, o lacre de conexão do equipo deve ser retirado, a ponta do equipo deve então ser introduzida de forma a romper o lacre interno e ser ajustada no ponto de conexão da bolsa para que não haja extravasamento no momento da infusão. Durante a conexão do equipo ao ponto de adição a bolsa deve ser mantida na posição vertical a fim de evitar perfuração inadvertida na bolsa de nutrição parenteral.
As bolsas de nutrição parenteral geralmente apresentam três pontos de adição: um ponto luer lock destinado a conexão de equipo de adição (A); um ponto de adição de silicone (B) e um ponto de conexão de equipo de infusão (C). Antes de conectar o equipo de infusão o ponto de adição deve ser corretamente identificado.
As formulações de nutrição parenteral em geral são administradas em acesso venoso central, podendo também ser administradas em acesso venoso periférico desde que a osmolaridade da formulação não ultrapasse 900mOsm/L.
Observação: os cateteres tipo PICC (cateter venoso central de inserção periférica), são cateteres de punção periférica cuja porção distal fica posicionada em veia de grosso calibre, podendo ser considerados acesso venoso central. Todavia, o posicionamento deve ser confirmado por Raio X
A nutrição parenteral preparada é uma formulação extemporânea, ou seja, tem prazo de validade de 24h até sua instalação e deve ser infundida em até 24h após o início de sua administração.
De acordo com o CDC (Centers for Disease Control and Prevention) o equipo de infusão da nutrição parenteral deve ser trocado a cada 24h. Recomenda-se a troca do equipo de infusão a cada troca de bolsa de nutrição parenteral.